Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA ALERTA PARA RISCOS DO ‘MORANGO DO AMOR’ À SAÚDE BUCAL

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta sobre os riscos associados ao consumo do “morango do amor”, nova sobremesa viral na internet. Segundo a entidade, o doce não é recomendado para pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias.

A sobremesa consiste em morango fresco envolto por brigadeiro branco e coberto com uma camada de caramelo vermelho, elemento que dá o nome à iguaria, numa alusão à clássica maçã do amor — e que preocupa os cirurgiões-dentistas.

Segundo o CFO, alguns pacientes tiveram próteses ou contenções de aparelhos ortodônticos arrancadas por ficarem grudadas na cobertura de caramelo.

Além disso, nas redes sociais, há vídeos que mostram pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais consumindo o doce.

Para evitar tais impactos, o conselho divulgou uma lista de recomendações e pontos de atenção:

Evite morder o doce diretamente
Podem ocorrer fraturas nos dentes na hora de morder a casquinha brilhante dos morangos. O risco é ainda maior para os dentes da frente, principalmente para quem já possui restaurações ou próteses.

Por isso, na hora de dar as primeiras mordidas no doce, a dica é buscar as partes mais finas da camada de caramelo. Outro conselho é dar preferência aos dentes de trás na hora de mastigar, já que eles são mais fortes.

Mas o melhor mesmo, segundo os dentistas, é cortar o doce com uma faca e levar pequenos pedaços à boca.

Cuidado com a higiene bucal
Escove os dentes logo após ingerir o morango do amor, com atenção especial à limpeza entre cada dente. O caramelo pode ficar grudado e o açúcar favorece a formação de cáries.

Pacientes com facetas, próteses e aparelhos ortodônticos
O mix de textura dura e pegajosa do doce é perigoso para pacientes que usam facetas, próteses fixas ou removíveis (totais ou parciais) e aparelhos ortodônticos.

“Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce”, diz o comunicado. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral.

Por isso, a sobremesa deve ser evitada por quem faz uso desses dispositivos. A boa notícia é que é possível adaptar a receita — trocando o caramelo por outros ingredientes — ou buscar alternativas criativas para aproveitar o morango de forma mais segura.

Em caso de acidentes
Mesmo quem não usa dispositivos pode ter problemas. “Os demais pacientes também não estão isentos de acidentes e devem tomar cuidados na mordida e mastigação”, pontua a conselheira do CFO Bianca Zambiasi, em nota.

Em caso de acidentes, o conselho orienta os pacientes a procurarem um cirurgião-dentista o quanto antes. Esse atendimento pode ser realizado como urgência.

Fonte: Terra

Deixe seu comentário: