
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Eve, subsidiária da Embraer, concluiu com sucesso o primeiro voo do protótipo não tripulado em escala real da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês). Os testes, que abrem espaço para a certificação do “carro voador”, foram conduzidos na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo.
Após atingir este marco, a empresa reforça a expectativa de iniciar a operação comercial do eVTOL em 2027. Os próximos passos incluem a realização de centenas de voos ao longo de 2026, expandindo gradualmente o envelope para a transição para voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight).
A Eve produzirá seis protótipos certificáveis para testes em voo com foco na certificação da aeronave. Enquanto isso, segue trabalhando em colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autoridade primária do eVTOL da Eve, para avançar na regulação e no processo de certificação.
“Este é um marco histórico para nossos colaboradores, clientes, investidores e para todo o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana”, afirmou o CEO da Eve, Johann Bordais.
“Este voo valida nosso plano, executado com rigor para entregar a melhor solução ao mercado. Conseguimos capturar informações cruciais que nos permitirão avançar com segurança e confiança no caminho até a certificação”, acrescentou.
As próximas etapas do programa incluem a expansão progressiva do envelope da aeronave, transição para o voo de cruzeiro sustentado pelas asas fixas e continuidade do trabalho conjunto com a Anac e outras autoridades certificadoras e validadoras, como a norte-americana FAA e a europeia EASA.
Fonte: O dia