
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Você reparou que a maioria das “palavras do ano” em 2025 é ligada ao universo digital? Parassocial, rage bait, vibe coding.
Natural. Nos últimos 12 meses, por causa de grandes inovações tecnológicas, o mundo virou do avesso. Mas este perfil aqui, que adora uma tecnologia, também estava olhando para o outro lado. E o que eu também vi foi uma vontade generalizada de desconexão. E posso provar!
O ano escolar no Brasil começou com a lei que restringe celulares na escola.
Portugal, Chile e Finlândia também fizeram movimentos semelhantes, e a Austrália proibiu menores de 16 anos de acessar redes sociais, reforçando a tendência global que visa proteger crianças e adolescentes do impacto negativo das redes.
De olho num novo mercado, vimos o nascimento de muitas marcas de telefones fixos, aqueles com fios, ou modelos dumb, para crianças e jovens.
Este ano, o número de jovens de 12 a 15 anos que fazem pausas no uso de telas aumentou em 18%, totalizando 40% desde 2022 (GWI). Um dos aplicativos mais baixados de 2025 foi o Focus Friend, projetado para diminuir nosso tempo de tela.
As pesquisas por “murais de ideias para detox digital” cresceram 273% no Pinterest (com toda a contradição que isso traz).
Eu comprei um toca-discos aqui em casa e descobri que o mercado global de discos de vinil deve crescer 6% até 2030.
Nas redes, um tanto de gente vem trocando algoritmos e apostando em newsletters. O Substack dobrou de tamanho desde 2022 e virou destino obrigatório para, aleluia, boas e longas leituras. Falando nisso, 2025 foi o ano que nasceu Futuro Presente, a minha newsletter no UOL. Lê lá e me conta: você também tá cansando de tudo isso aqui?
Fonte:UOL